Julgamento das Raças Gir Leiteiro e Girolando e Concurso Leiteiro na Exponorte Dinámica, Montero, Bolívia….

Após o “Simposio Internacional Proctividad en Lecheria Tropical”, foi a vez de iniciar os trabalhos de Julgamento das Raças Gir Leiteiro e Girolando durante a Exponorte Dinámica. Uma feira voltada principalmente para Agricultura e Produção Leiteira Tropical.

Sendo a maior bacia leiteira da Bolívia situada na região da cidade de Montero, o julgamento contou com a presença maciça dos criadores e expositores, e contando também com a presença de muitos alunos interessados em aumentar seus conhecimentos sobre essas duas raças.

18835940_793402480837404_1613032467616703933_n

O julgamento contou com animais de muita qualidade desde a primeira categoria apresentada, o que nos deixa muito contente com o trabalho que está sendo realizado naquele país.

Com a genética brasileira das duas raças sendo amplamente utilizadas para um melhoramento genético direcionado, fiquei feliz em encontrar pela segunda vez, animais de extrema qualidade produtiva filhos e filhas de touros bolivianos.

Reconhecemos que está sendo feito o melhoramento genético de qualidade quando se produz animais de qualidades superiores em seu próprio país, a genética estrangeira é muito importante, mas também é necessário que se trabalhe o rebanho internamente para permanecer mais tempo sustentado no mercado do leite, que às vezes não é muito fácil.

18892883_793979557446363_2616086905211089921_n

Ocorreu também durante a feira o Concurso leiteiro das Raças Gir Leiteiro, Girolando, Holandês e Jersey, mostrando assim a produtividade dessas raças leiteiras.

Aqui temos que ressaltar o grande trabalho da Asocebu Bolívia através da Técnica Jovita Eguez, responsável técnica pelo Controle Leiteiro Oficial validado pela Associação. É através dele que se pode realmente mensurar a qualidade produtiva dos animais, analisar os dados e direcionar corretamente o trabalho de melhoramento genético a ser feito na propriedade.

Espero que na próxima volta a Bolívia eu possa ver mais e mais resultados positivos devido a implantação dessa ferramenta de controle, e que mais produtores adotem essas duas raças que são tão eficientes em produzir a baixo custo.

20170602_084105
Técnica Jovita Eguez da Asocebu Bolivia

A importância do Controle Leiteiro Oficial é fundamental para que o produtor reconheça o parâmetro produtivo real do seu rebanho.  Entre em contato com a Asocebu Bolívia e adote o controle leiteiro oficial.

Um beijo e um queijo

Lilian Jacinto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s